Mateus – Para uma criança que tem tudo

Por José Reinaldo do Nascimento Filho

29 de Julho de 2011, aniversário de Mateus. Pela lógica mercadológica, nós, familiares e conhecidos, deveríamos presenteá-lo com presentes e mais presentes, concordam? Todavia, foi pensando justamente nisso que me veio à mente um triste e estranho questionamento: “O que dar a uma criança que tem tudo?”.

O meu sobrinho é filho do meu irmão que é prefeito da minha cidade. Ele, como qualquer pai com condições de custear confortos e brinquedos, dificilmente nega, ao pequeno, aquilo pedido por ele e desejado por toda criança de 9 anos (imagino eu, claro): carrinhos da hotwheels, computador, vídeo-game, hambúrguers de marcas famosas, cinema etc…

“O que dar a uma criança que tem tudo”, então? 

Automaticamente, as três últimas palavras dessa pergunta me remeteram a uma famosa HQ orquestrada pelo genial Alan Moore e David Gibbons (Watchmen): SUPER-HOMEM – PARA O HOMEM QUE TEM TUDO

29 de fevereiro, aniversário do Super-Homem. Batman, Robin e Mulher-Maravilha vão até a Fortaleza da Solidão para comemorar essa data festiva; mas, ao chegarem, encontram o herói numa espécie de transe, com uma planta arroxeada incrustada em seu peito. Eles descobrem que aquilo fazia parte de um plano do cruel Mongul. Os três tentam, desesperadamente, ajudar o amigo, mas descobrem que somente o kryptoniano pode se libertar daquela terrível armadilha – mas para isso precisará abrir mão do seu maior sonho.  

O que um ser como o Super-Homem, uma das criaturas mais poderosas do universo, poderia desejar que não tivesse como conseguir? O mote para a historieta é sensacional, e é justamente isso que o autor explora perfeitamente nas riquíssimas e bem pensadas páginas desse original exemplar de quadrinho adulto.

Qual a conclusão do questionamento? Não obstante possuir aqueles fantásticos poderes, o que o grande herói americano mais queria era ter uma vida normal, com esposa e filhos, todos vivendo ali, felizes, em paz, na peculiar cidade de Krypton.

Ele consegue. Mas para tanto, é preciso “viver” num mundo alheio à realidade. Qual foi a saída? O Homem de Aço teve de abdicar de seu maior sonho. Viu sua felicidade ser inteiramente destruída.

“O que dar a uma criança que tem tudo”, então?

Eu tenho minhas dúvidas a respeito dessa pergunta, e me questiono se não sei realmente a resposta. Esse texto poderia ser polêmico. Por isso, silencio por aqui. Quando realmente descobrir, voltarei com a resposta. Até isso acontecer, digo:

FELIZ ANIVERSÁRIO, MATEUS!!!

Ps: O trecho que ele fica enfurecido ao perceber que tudo não passava de uma mentira é brilhante e memorável.

Ps2: E olhe que eu nunca gostei muito desse super-herói. Mudei o meu foco graças ao monólogo de “Bill”.

Baixe a HQ clicando aqui: http://tudoaquibrasil.com/2011/01/hq-superman-para-o-homem-que-tem-tudo/

3 Respostas para “Mateus – Para uma criança que tem tudo

  1. Eu pensei EXATAMENTE isso hoje pela manhã, e, naturalmente, rememorei essa genial história. Genial, genial.
    A única coisa que pensei para presenteá-lo (em termos materiais) foi um livro, e farei exatamente isso.
    Ah! Acho que você deveria ter colocado um link do tipo “Compre aqui”. Não que eu imagine que qualquer leitor não saiba como baixar uma revista pela internet, mas discordo de os incentivarmos a isso. :D

  2. Parodiando uma tirinha de calvin & Haroldo: É engraçado como quando você menciona o homem que tem tudo acaba economizando 50 pratas com algum presente… xD

    Piadas de lado, gostei bastante do texto, original. Bela homenagem.

Deixe uma resposta

