Fim da primeira rodada… Perseveremos

É isso aí, pessoal…

Terminamos nossa primeira rodada de textos. Olhando pra trás, parece que já faz tanto tempo… E só estamos começando. Fechar esse ciclo era, para mim, algo muito importante, até mesmo para assegurar a continuidade do grupo. Se não conseguíssemos cumprir o cronograma, logo no começo, dificilmente teríamos fôlego para perseverar.

Mas conseguimos. Houve quem tenha ficado inseguro de colocar seu texto e houve até quem se decidisse a desistir, mudando de idéia no final. Todos colocamos os textos no prazo, postamos todos os comentários (esses nem tão no prazo assim), mas cumprimos a missão do blog: discutir e refletir sobre temas relevantes e de interesse para nós. Promover uma  catálise crítica.

Olhando para os textos, vemos algumas tendências:

Dos sete textos, dois falam de quadrinhos (Watchmen e Maus), dois de espiritualidade (Romance à maneira de Deus e A Cura do Ressentimento), dois de literatura fantástica (Harry Potter e O Sonho de um Homem Ridículo, claro que os dois bem diferenets) e um fala de um tema mais voltado para a filosofia: evolução e ética.

Os temas, acredito, agradaram a todos, alguns mais, outros menos, como é natural. É indispensável que continuemos respeitando a escolha dos nossos colegas e que nós mesmos escolhamos temas que sejam caros para nós e com os quais nos identifiquemos.

Parabéns a todos por essa primeira (e importantíssima) etapa vencida!

Sintam-se à vontade para deixarem seus comentários com suas impressões sobre como foi a sua experiência neste começo do blog.

Anúncios

17 Respostas para “Fim da primeira rodada… Perseveremos

  1. Parabéns para todos. Acreditava desde o inicio que nós chegaríamos até o final dessa rodada. Mesmo com alguma pessoas “balançando” e pensando em desistir, todos os seus integrantes postaram seus textos.
    Essa foi a primeira rodada (de muitas), e espero que tenhamos aprendido a nos valorizar como “escritores” (essa é ótima) , como leitores e como aprendizes. Será muito longo nosso caminho, mas tenho certeza que, com o tempo e muitos textos nós iremos melhorar e deixar cada vez mais interessante nossos trabalhos.

    Agradeço a todos que aceitaram meu convite para participara desse blog. Espero que voceis não tenham se arrependido. Preparem seus novos trabalhos, próxima semana já é o Eduardo.

    Obrigado.

  2. Nós devemos nos sentir orgulhosos de nós mesmos, e também orgulho de nossos companheiros de Blog. Os textos mantiveram sempre um ótimo nível, todos postaram comentários a tempo, sendo que os atrasos não atrapalharam tanto no fim das contas, mas, claro, isso não deve servir de desculpa para que no futuro não tentemos postar comentários o mais rápido possível, pois o que vai fazer com que nós nunca deixemos o blog de lado é a responsabilidade.
    No mais já já começa outra rodada, e espero que, como aconteceu nessa primeira, todos postem seus textos e que ninguém abandone o Barco Catalisador: o Terror dos 7 Mares…. é essa foi péssima… hehehe.

    Nós poderíamos, quem sabe na 3ª rodada, falar apenas sobre filmes. É um tema que temos acesso, uma vez que todos os postadores gostam de filmes, e que também rende muitas boas histórias, e discussões.

    Um outro tema interessante, mas acho que esse vai gerar uma polêmica dada sua natureza, seria escrever CONTOS. Criar algo de nossa própria cabeça, que poderiam ser pequenas fábulas com menos de 10 linhas, ou crônicas mesmo contando uma história que pode ser baseada em uma obra de outro escritor. Ex: Renata gosta de Harry Potter, poderia escrever sobre uma aventura paralela a história do livro onde os três iriam visitar o irmão gigante de hagrid na floresta e são abordados por centauros furiosos. O mesmo poderia ocorrer com O Grande Sertão: Veredas, Senhor dos Anéis, Watchmen, etc. Grandes obras que deixam um mundo gigantesco na nossa mente, e que abrem infinitas possibilidades.
    A idéia da crônica é algo grande, mas poderíamos pensar talvez em escrever as fábulas. Seria um GRANDE desafio, pois não seria apenas escrever sobre animais, mas levar uma mensagem interessante.

    • Gostei das duas idéias. Minhas considerações:

      1 – Em relação ao tema da terceira rodada, nada a acrescentar. Realmente cada um poderia rever seu filme favorito e falar sobre ele. O mundo do cinema sem dúvidas trará muitas boas discussões;

      2 – Barco catalisador não foi tão ruim… O problema foi “O terror dos sete mares”. Mas poderia ter sido pior: você poderia ter dito algo do tipo “este barco catalisador que navega pelas ondas da internet…” 😦

      3 – Eu já estava pensando há um bom tempo na idéia de escrevermos contos. No meu tema livre, inclusive, já tinha imaginado a possibilidade de colocar alguma coisa. A gente poderia fazer um teste primeiro, a título de prática e mesmo de descontração. Poderíamos brincar de “continuando a história…”. Já joguei RPG assim: um do grupo era o mestre na 1ª rodada; na 2ª, outro assumia de onde o anterior havia parado, e assim sucessivamente. Rende ótimos momentos.
      Trazendo para a nossa realidade, um de nós começaria uma história, escrevendo o que equivaleria a um capítulo. O seguinte escreveria o capítulo seguinte e faríamos o conto dividido em sete capítulos. Poderíamos colocar algumas regras apenas relativas ao tamanho de cada capítulo, mas o resto ficaria inteiramente livre, só para vermos até onde a nossa criatividade nos levaria. O que vocês acham?
      Outra coisa, isso não obedeceria ao fluxo normal das rodadas, já que demoraria mais de três meses para começarmos. Eu posso bolar uma idéia inicial do conto e a gente faz mais um sorteio, para correr paralelo, também no prazo de uma semana.
      Se todos concordarem, vai ser ótimo (e bastante divertido).

      • Gostei bastante da idéia. Soa um pouco com tom de brincadeira, mas vai ajudar muito na nossa capacidade de criação, interpretação, desenvolvimento e argumentação. Cada um poderia dar uma opnião sobre como deveria ser o tema central, e cada um desenvolveria conforme seus próprios gostos, tendo que tratar com as consequências do que outros escreveram. Bom também que nos força a esquecer de outras coisas supérfluas, e gastar mais tempo estudando e lendo. Temos sim que fazer outras atividades no Blog que não apenas a de postar um texto a cada 7 semanas. Vamos esperar que os outros integrantes postem suas considerações, para depois falar mais deste assunto.

  3. Brilhante. Desafiador e por isso brilhante idéia, tanto a proposta do Eduardo quanto do Leonardo. já estou pensando no desfecho dessa nossa história, imaginem como vai ser interessante – caso todos concordem – esse nosso conto com sete integrantes, cada um com um tipo de “linha de pensamento” diferente: Leonardo algo mais ligado a política; Reinaldo a história; Eduardo a matemática; Vinicius a Informática; Andrea a espiritualidade; Renata ao fantástico; Deborah a relacionamentos. Estou na expectativa.

    Que todos pelo amor de Deus!!!

  4. Com relação a ultima de Leonardo, achei sim interessante, e acho inclusive que de uma forma descontraida (como a continuação de numa novela encabeçada por um “mestre”) agente já pode até se acostumar com a ideia de criação, desde que se respeite os desdobramentos contextuais que se darão por cada um dos integrantes.

    Quanto aos contos, na minha opinião, acho que a partir desta ideia de leonardo, de uma forma inclusiva é claro, é que nós estaremos afinados para compor a melodia e por fim a boa musica que é um conto :p. É necessario uma certa adaptação, tendo em vista que nós apenas terminamos a primeira rodada, o que também não é pouco, mas támbém não é muito.

    Por hora, Leonardo deixou claro que nessa segunda rodada os temas iam ser livres, e em boa hora, pois na primeira rodada, além de cada um ter se mostrado capaz de postar e comentar textos a respeito de livros, deixou-se claro a perseverança e o compromisso de cada integrante. Já nesta segunda rodada, a proposta é de nos deixar um pouco mais confortáveis quanto ao que vamos escrever, visando também uma partilha mais dinâmica do tema, já que o mesmo está ao alcance de todos.

    Com relação a terceira rodada, a proposta aperfeiçoa ainda mais questão da dinamica e da participação de todos no blog. Acho até que a partir deste possam até mesmo vir pessoas de fora deixar comentários nos nossos textos. A ideia de falar sobre filmes tem os meus votos.

    Por fim, quero é claro agradecer a oportunidade que o grupo me deu de nós conhecermos como pensadores, como catalisadores criticos. E proponho que nós também façamos também reuniões por fora, visando debater melhor o futuro do nosso blog: reuniões organizadas e com ideias predefinidas.

    • Gostei muito dessa sugestão de Vinícius. Reunião presencial é fundamental. Como vocês todos devem saber, a idéia original de Reinaldo era exatamente fazermos reuniões para discussão de diversos temas, principalmente a leitura de bons livros.
      A idéia do blog parece-me superior, já que permite maior agilidade, mas não dispensa, de forma alguma, essas reuniões, até para conversarmos sobre as opiniões que cada um deu.

      Poderíamos estabelecer que ao final dessa segunda rodada faríamos uma espécie de “confraternização”, regada a cachorro-quente e muita conversa sobre os resultados alcançados pelo nosso grupo.

      Belíssima idéia, Vinícius.

  5. As duas propostas são ótimas na minha opinião. Acredito que, como começaremos ainda a segunda rodada, talvez fosse melhor adotarmos o tema de: filmes. Já que é um pouco parecido com esse primeiro tema(livros) e falar sobre filmes atende ainda essa proposta que temos de apresentar nossas opiniões pessoais, que são bastante distintas, mas que ao mesmo se complementam.
    Enquanto à proposta do conto, é uma boa xD. E lembra o nosso velho e bom RPG =D. Também aguça acriatividade e quem sabe também o trabalho em grupo né?
    Mas na minha opinião, para segunda rodada seria melhor adotar o tema “filmes”. E quem sabe na terceira rodada, seria uma boa o de “continuando a história”.

  6. Ah sim! essa segunda rodada o tema é livre né? tinha me esquecido xD
    Tinha me esquecido de comentar sobre as fábulas(sugestão de Edu), acredito ser brilhante. Por que muitas pessoas vêem as fábulas como algo infantil e simples, no entanto pode-se revelar-se um processo difícil, por que uma coisa é você ler e ver “a moral da história”. Outra coisa é voc~e criar, e é claro não ficar no óbvio, ou naquele tipo de moral: “”não devemos fazer aos outros o que não queremos que façam a gente.
    Acredito que além de partilhar nossas opiniões e idéias, o nosso blog tem a finalidade também de nos desenvolver enquanto escritores, e na minha opinião, criatividade é fundamental.
    Então no caso poderia ser o seguinte, a terceira rodada seria de filmes, a quarta poderia ser a fábula e por último o conto, pois acredito que você criar a sua própria fábula é mais simples que continuar uma história (de outra pessoas), sem deixá-la sem sentido e tornando-a interessante (e quem sabe até engraçada ^^).

    Ah! E as idéias dos cachorros-quentes eu gostei!!!
    kkkkkkkkkkkk xD

    • Acho que você não entendeu direito ainda, Déborah. Quando você ler o e-mail que eu enviei você compreenderá melhor. O que eu sugeri é que se mantenha o tema livre para a 2ª rodada e, paralelamente, a gente escreva o conto, obedecendo a outra escala. Assim, enquanto Eduardo escreverá, no sábado, seu texto, Reinaldo Filho, por exemplo, pode começar o conto. Dependerá do sorteio.
      Se a gente for esperar para escrever esse conto lá pra quinta rodada, calculando apenas por alto, será daqui a 35 semanas, ou seja, aproximadamente, 8 meses!!!!!
      É muito tempo.
      Acho que a gente pode ir colocando esses desafios assim, de forma paralela aos textos, para não ficar só escrevendo uma vez a cada sete semanas.
      Mas leia o e-mail e responda a enquete, que você vai entender melhor.

      Até mais

      • Mas antes de começar o conto é melhor iniciar, paralelo ao cronograma normal do blog, as fábulas. Cada um postaria uma que teria apenas um limite de tamanho ( máximo e não mínimo), dado que as fábulas são sempre estórias curtas. E depois que acabarmos a rodada das fábulas, pois já teríamos criado ao menos um trabalho totalmente de nossa autoria, nós conversaríamos melhor a respeito do “Continuando a História”.
        Essa rodada tem que ser tema livre mesmo, pois já estou começando o meu texto e começar tudo do zero sem nem saber do que vou escrever, fica difícil de garantir um resultado aceitável.
        No mais vamos seguir em frente, que com fé em Deus nós conseguiremos chegar lá, seja lá onde seja este “lá”.

        xD

  7. Concordo com a opinião do Leonardo quando ele colocou a dificuldade de escrever uma fábula, não tenho dúvidas alguma que para nós, iniciantes nesse mundo da literatura, uma fábula vai dar muito trabalho. Pessoal não duvido da capacidade do grupo, mas espero que pensem melhor quanto a essa questão do conto ou fábula.

    Meu voto = Conto

  8. Eu concordo com Reinaldo. Nunca escrevi nenhum dos dois gêneros literários, mas acredito que escrever uma fábula é mais difícil, pois além de ter uma história interessante, ela tem que significar algo, tem que ter uma moral. Sendo assim o conto se tornaria mais fácil.

    Isso quer dizer que eu gostei da idéia de criarmos uma história nossa mesmo. Nunca havia jogado RPG, a primeira vez foi esse ano na escola e uma rodada com os meninos. O da escola tava meio sem graça porque a gente só tinha 1 hora no máximo antes das aulas`da tarde para jogar. Mas quando joguei com os meninos adorei! É muito divertido! Nunca pensei que pudesse ser tão bom kkkkk O “continuando a história” ia ficar bem legal, engraçado, como “mentira ou verdade” kkkkk
    Quanto a escrever mais de um texto por semana, eu não sei muito. O vestibular já está chegando e eu estou tenho aula quase de domingo a domingo. Mas se todos votarem a favor, eu não vou ser do contra, claro. Me esforço para continuação do blog 😉
    Se eu tiver alguma sugestão daqui pro final da semana, eu posto aqui

    te mais ^^

    • Lembre que não é mais de um texto por semana, Renata. Serão dois textos num período de sete semanas. Assim, você escreverá seu texto com tema livre de acordo com o cronograma daqui a umas cinco semanas, e o do conto, de acordo com o sorteio, no mínimo na outra semana, se você fosse a primeira. E o conto não necessitaria de comentário obrigatório.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s