Ler e Reler

Por José Leonardo Ribeiro Nascimento 

Reproduzo abaixo algo que li de Nelson Rodrigues há algum tempo e que fui descobrindo ser verdade ao ler Harold Bloom, eminente crítico literário americano: 

“Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos.”

NELSON RODRIGUES

Entro em um dilema: tenho vontade de reler muitas coisas que li na adolescência (O Processo, de Kafka, A Cartuxa de Parma, de Stendhal, O Idiota, de Dostoievski, Dom Quixote, de Cervantes etc.), mas, ao mesmo tempo, sinto que me faltam tantas obras básicas e indispensáveis…

Acrescento ainda a essa discussão algo que Harold Bloom e outros críticos escrevem: Só se deve ler coisas boas. Não perca tempo com aquilo que não tem qualidade, busque o melhor sempre.

Acredito que, a despeito destas discussões, fundamental é não abandonar os bons livros, tê-los como bons amigos.

Não leio muitos poemas (na verdade, quase não os leio), mas lembro de um belíssimo – e famoso – poema de William Butler Yeats, que li pela primeira vez há uns dez anos, e que decidi, ao colocar este post, reler e compartilhar com vocês:

ELE DESEJA OS TECIDOS DOS CÉUS

William Butler Yeats

Fossem meus os tecidos bordados dos céus,
Ornamentados com luz dourada e prateada,
Os azuis e negros e pálidos tecidos
Da noite, da luz e da meia-luz,
Os estenderia sob os teus pés.
Mas eu, sendo pobre, tenho apenas os meus sonhos.
Eu estendi meus sonhos sob os teus pés
Caminha suavemente, pois caminhas sobre meus sonhos.

  

4 Respostas para “Ler e Reler

  1. Ler muito e reler. Concordo. Ler e reler o que há de melhor, concordo mais ainda. Já vinha pensando nisso faz algum tempo, e tenho dois livros esperando para serem relidos, que são Dom Casmurro ( aqui insisto e persisto para aqueles que não leram ainda: leiam!) e Contraponto. O primeiro porque simplesmente é Machado de Assis, o segundo devido aos melhores diálogos por mim lidos em um romance até hoje. Claro, A Montanha Mágica me encantou profundamente, mas Contraponto é espetacular, sem comparações.

    Flw, e boa leitura.

  2. Assino embaixo. E complemento dizendo que essa repetição serve não apenas para os livros; sei que nenhum de nós tem obsessão por poemas, mas alguns deles, aqueles que mais nos marcam, merecem ser lidos várias vezes. E por que não falar das crônicas. Temos no Brasil muitos crônistas brilhantes que conseguem marcar nossa vida com poucas frases num pedaço de papel. Frases, expressões, fábulas. Os grandes frutos da inteligência humana não devem morrer numa única aventura, quanto mais forem desbravadas mais experiências diferentes nos propiciam. Duvido que se possa tirar todo o proveito possível de um livro de Oscar Wilde na primeira leitura.

    Não lemos para contar números, nem para competir. Lemos pelo valor intelectual da obra. Por este motivo devemos guardar os grandes mestres na estante, ao alcance de nossa mão.

  3. Releitura é deixar de ser “analfabeto para as entrelinhas”
    (Guimarães Rosa)

    Ler coisas novas é bom, mas por vezes é muito bom tambem fazer visitas a leituras já feitas.

    Eu amo os textos de vcs…
    Estao todos de parabens !

  4. Apesar de ter relido apenas um livro, é importante mesmo que nós voltemos aos livros que passaram. Quando a pessoa reler, é muito mais fácil entender algumas comparações que não foram entendidas na primeira vez, e até mesmo olhar para o livro com outros olhos; olhos mais experientes e exatos. Entretanto, a releitura requer mais paciência que a leitura, pois a maior parte do livro você já conhece, já entendeu, já sabe como funciona, e fica querendo acabar logo aquela passagem. Mas a prática nos dá a paciência necessária para ler e reler.

    Té mais 🙂

Deixe um comentário

