Miss Corações Solitários – Nathanael West

Por José Leonardo Ribeiro Nascimento

19/03/2010

Comecei hoje a ler Miss Corações Solitários, de Nathanael West, escrito em 1933. É mais um escritor americano, e explico o porquê de ler Cormac McCarthy, Faulkner e Nathanael West um atrás do outro: Harold Bloom, crítico americano de quem li “Como e porque ler”. Pode parecer até ridículo comprar um livro que “ensine a ler”, mas não é ridículo exatamente porque não pretende ensinar a ler. Mas ele apresenta algumas obras cuja leitura se justifica, e os três autores estão citados.

Miss Corações Solitários é a história de um homem trabalha em um jornal respondendo cartas de leitores desesperados, em busca de ajuda para problemas pessoais. O próprio Miss Corações Solitários assim descreve o que se passa com ele:

“Vamos ver se você entende. Vamos começar do princípio. Um sujeito é contratado para dar conselhos aos leitores de um consultório sentimental. É um negócio só para aumentar as vendas do jornal, e todo mundo da redação leva a coluna na brincadeira. O sujeito acha que é um bom emprego, porque talvez dali ele passe pra uma coluna social, e além disso ele já está cansado de correr atrás de notícia. Ele também leva a coisa na brincadeira, só que depois de uns meses não consegue mais achar graça naquilo. Vê que a maioria das cartas são pedidos de conselhos morais e espirituais feitos com profunda humildade; que elas exprimem, ainda que de modo confuso, um sofrimento verdadeiro. Ele descobre também que seus correspondentes o levam a sério. Pela primeira vez na vida, é obrigado a questionar seus próprios valores, e ao fazer isso percebe que é a vítima de tal brincadeira, e não o autor dela.”

O teor da obra é de humor negro, e há uma referência clara à “cristianização” do Miss Corações Solitários, pois as pessoas passam a vê-lo como uma espécie de Deus, de Redentor.

Assim que terminar, posto as minhas impressões.

Anúncios

2 Respostas para “Miss Corações Solitários – Nathanael West

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s