Razão e Sensibilidade – Jane Austen

Por José Leonardo Ribeiro Nascimento

28/03/2010

Acabei hoje Razão e Sensibilidade. Confesso que senti uma certa frustração. Não me apaixonei como esperava pela história nem pela ironia da escritora. O romance é morno demais, na minha opinião. Até mesmo a ironia é muito leve, e ela mantém o mesmo clima o tempo todo. É óbvio que não quero tirar os méritos do romance, pois pesa também contra a minha correta apreciação da primeira obra de Jane Austen o fato de não ser a história de amor o meu tema preferido em um romance. Ao menos, não nos moldes “clássicos” como a inglesa narra.

Isso não significa que não lerei mais as obras de Austen. Tenho Persuasion e Mansfield Park novinhos em folha, comprados por uma pechincha, esperando para serem lidos. Não sei dizer se o tom de todas as narrativas da autora permanece o mesmo nos seus romances posteriores.

Para quem gosta de romances de época e de histórias de amor, certamente trata-se de um prato cheio.

21/03/2010

Meu primeiro livro de Jane Austen, grande escritora inglesa. O título original é Sense and Sensibility, que são representadas no romance por duas irmãs, Elinor, que se guia pela razão, e Marianne, que deixa predominar a sensibilidade. Para quem acabou de sair de Faulkner, é como se o romance fosse um “descanso”, pois trata-se de uma escrita clássica, sem muitos rodeios. Percebe-se que a autora preocupa-se em contar a história de maneira leve e divertida, sempre mantendo um clima descontraído.

Estou bem no começo do livro. Passarei minhas impressões ao terminar a leitura.

Anúncios

Uma resposta para “Razão e Sensibilidade – Jane Austen

  1. Como acredito muito no seu gosto quando o assunto é livro (diga-se Contaponto), e você diz que este livro lhe causou frustação, pretendo ler Orgulho e Preconceito, acredito que este seja sua maior e melhor obra. Quem sabe eu leia esse aqui, mas acho difícil.

    Flw.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s