A Tempestade – William Shakespeare

05/05/2010

por José Reinaldo do Nascimento Filho

A Tempestade é uma história de vingança, amor, conspirações, ao tempo que contrapõe à figura homem/selvagem, à imagem etérea e graciosa das altas aspirações humanas. Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, e Ariel, o espírito servil, que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo.

“Ferdinando – Admirável Miranda! Sim, remate de toda perfeição, digna de quanto no mundo já dirigi olhares ternos, por vezes tendo-me ficado presos os atentos ouvidos na harmonia de seu doce falar. Dotes variados me fizeram gostar de outras mulheres, sem, contudo, empenhar nisso a alma toda, porque sempre se opunha algum defeito às suas qualidades mais sublimes, para o valor manchar-lhes. Vós, no entanto, ah! tão perfeita e incomparável, fostes feita de tudo o que de mais custoso pode haver na criação”.

“Próspero – Olha, sê verdadeiro; não afrouxes a rédea dos carinhos; os mais fortes juramentos são palha para o fogo dos sentidos. Procura comedir-te; do contrário, boa-noite, juramento!”

Não preciso dizer que ler Shakespeare é obrigação à todo aquele que respeita a leitura. Preciso?

Anúncios

Uma resposta para “A Tempestade – William Shakespeare

  1. E o que mais me incomoda – e revelo isto como uma confissão quase envergonhada – é que conheço quase cada detalhes desta estória, mas de todos os lugares, menos do livro original…

    Tantas e tantas adaptações me desceram pela goela e nada de eu tomar vergonha e ler a base literária para todas elas. Vou ver se esta tua recomendação me inspira a tal!

    WPC>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s