Disney: Clássicos da Literatura – Volume 3

Por José Eduardo Ribeiro Nascimento

Donald Hamlet
História produzida em 1960
Roteiro de Gian Giacomo Dalmasso e arte de Giovan Battista Carpi
74 Páginas
HQ Inédita no Brasil

Donald Otelo
História produzida em 1972
Roteiro de Gian Giacomo Dalmasso e arte de Giorgio Bordini
38 Páginas

A Megera Domada
História produzida em 1998
Roteiro de Silvano Mezzavilla e arte de Giorgio Cavazzano
33 Páginas
HQ Inédita no Brasil

Uma bela homenagem à Shakespeare. Nesta edição os patos representam os personagens principais de três das grandes obras do inglês. Já na capa percebemos a melhor ilustração até aqui. Donald, todo dramático segurando um aquário, recebe uma pintura especial, com um brilho mais “teatral”.

Na primeira história, seguindo a tradição se ser a maior do volume, Donald, preocupado com o Imposto de Renda, e influenciado pelos sobrinhos, começa a ler Hamlet e, dormindo, toma o seu lugar na aventura. Na Dinamarca, Ele tem que criar coragem em assumir o trono, enquanto lida com um complô para destruí-lo. Os desenhos são bons, com um destaque nos cenários; o enredo se desenvolve naturalmente, uma história muito boa, com belas participações da Vovó Donalda e do Gansolino.

Em Donald Otelo, Donald é comparado, pelos sobrinhos, a Otelo; como este não sabia quem diabos era Otelo, e aqueles não lhe esclareciam a dúvida, Donald procurou o Prof. Ludovico. Este lhe falou sobre o mouro de veneza e lhe confiou a guarda de uma flor rara que deveria ser regada a cada 66 horas, 3 minutos e 5 segundos. A partir daí Donald enfrenta uma luta contra o ciúme, a raiva e a inveja. Os desenhos são medianos, mas o enredo é muito bom.

Em a Megera Domada o título deveria tomar como gênero o masculino, visto que Tio Patinhas é o “Megero”; na HQ, Donald enquanto estuda forçado pelo Tio, se apaixona por Margarida. Tio Patinhas, como era de se esperar, proíbe essa união. Para fazê-lo mudar de idéia a Vovó Donalda se une a Brigite para que está se case com o Megero. Uma bela história, divertida e mata a saudade do traço de Cavazzano, que já nos trouxe muitos bons desenhos.

Anúncios

Uma resposta para “Disney: Clássicos da Literatura – Volume 3

  1. Putz!” Se metendo a adaptar para crianças (e não só elas) estes clássicos, muito bem resumidos por ti, por mais que os desenhos sejam medianos, já são clássicos imediatos. Caramba! Esta edição 3 eu DEFINITIVAMENTE quero ler!

    WPC>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s