Disney: Clássicos da Literatura – Volume 5

Por José Eduardo Ribeiro Nascimento

Ilíada
História produzida em 1959
Roteiro de Guido Martina e arte de Luciano Bottaro
82 Páginas
HQ Inédita no Brasil

Odisseia
História produzida em 1961
Roteiro de Guido Martina e arte de Pier Lorenzo De Vita
60 Páginas

Nesse volume temos como tema os dois grandes épicos gregos de Homero. Na primeira História, como já aconteceu várias vezes nas HQs desta série, alguns personagens tomam decisões um pouco “estranhas” às suas ações habituais. No caso da Ilíada, a história começa com Tio Patinhas convocando seus sobrinhos para uma reunião (Donald, Margarida, os tri-gêmeos e Gastão). O motivo é mostrar a todos o item mais importante da sua coleção de troféus. Gastão rouba a relíquia e foge para uma ilha escondendo-se num local de difícil acesso. O objetivo da história, claro, é entrar na fortaleza de Gastão e pegar de volta o valiozíssimo item, o qual não mencionarei para não estragar a diversão daqueles que quiserem lê-la. A história é divertidíssima, sendo uma adaptação bem original. Patinhas é um misto de Menelau e Agamenom, e sua “esposa” é a relíquia roubada por Gastão (Páris). Donald é nada mais nada menos que Aquiles, disfarçando-se de Cavalo, com a ajuda do Pateta, para entrar, sem que ninguém dê conta, no forte de gastão. Com participações de Pateta, Pardal e os metralhas, essa HQ é diversão garantida.

Em a Odisseia, Donald, e alguns soldados contratados, travam uma guerra contra os índios que roubaram um búfalo do Tio Patinhas. A guerra já dura 10 anos. Quando acaba, o que deveria ser uma fortuna a receber por tanto tempo de serviços revela-se uma mixaria (8 patacas). Em Patópolis, Margarida, Vovó Donalda, e os meninos sofrem a longa ausência de Donald, e são acometidos por uma mutidão que vem cobrar as dívidas do soldado. Se eles não pagarem, os credores tomarão o sítio. Além disso Gastão insiste para que Margarida esqueça Donald e se case com ele. Outra adaptação bastante criativa, e que não foge muito ao real universo Patopolense. Nesta HQ, há outra participação importante do Pateta, e do Gansolino. Darei destaque a uma das piadas da história, quando Tio Patinhas está para pagar Donald por seus serviços:

– São duas patacas por ano para cada um… ou seja, duas vezes dez… Duas vezes dez é igual a nove! Devo oito patacas para cada um!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s