Livros para Ler/Reler – Atualizando

Por José Leonardo Ribeiro Nascimento

Em março escrevi esse post e colocamos nossa lista. Eu me reorganizei e vou atualizar minha lista. Reinaldo eu sei que está quase terminando a lista dele. Eduardo, como está? Mantém a lista que colocou, ou altera algo?

As nossas listas em março estão abaixo. No comentário, colocarei minha lista “atualizada” e alguns comentários:

Eduardo

Livros que quero ler:

– A Rainha Margot – Alexandre Dumas;
– O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas;
– Dom Casmurro – Machado de Assis;
– Memorial de Aires – Machado e Assis;
– Harry Potter A coleção completa – J. K. Rowling ;
– Os filhos de Hurín – J. R. R. Tolkien;
– O Silmarillion – J. R. R. Tolkien;
– O Hobbit – J. R. R. Tolkien
– Romeu e Julieta – Shakespeare;
– Rainbow 6 – Tom Clancy

Livros que quero Reler:

– O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien;
– As aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain;
– Os Miseráveis – Victor Hugo;
– Esaú e Jacó – Machado de Assis;
– O gênio do crime – João Carlos Marinho
– O Escaravelho do Diabo – Lucia Machado de Almeida;
– O veleiro de Cristal – José Mauro de Vasconcelos

Leonardo

Não estão na ordem. Só o primeiro que necessariamente vai ser o primeiro:

1 – Miss Corações Solitários – Nathanael West
2 – Orgulho e Preconceito – Jane Austen
3 – Moby Dick – Herman Melville
4 – Meridiano Sangrento – Corman McCarthy
5 – O Processo – Franz Kafka (reler)
6 – Mansfield Park – Jane Austen
7 – Santuário – William Faulkner
8 – Dom Casmurro – Machado de Assis (reler)
9 – Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda (reler)
10 – Contraponto – Aldous Huxley

Reinaldo

Livros que pretendo ler e reler:

1 – Contraponto (reler) – Aldous Huxley
2 – Dom Casmurro (reler) – Machado de Assis
3 – Luz em Agosto (ler) – William Faulkner
4 – Orgulho e Preconceito (ler)– Jane Austen
5 – A Tempestade, Sonho de uma noite de verão, O Mercador de Veneza (ler) – William Shakespeare – Comédias
6 – Angústia (reler) – Graciliano Ramos
7 – O idiota (ler) – Dostoievski
8 – Os Miseráveis (ler) – Victor Hugo
9 – Memórias do Cárcere (ler) – Graciliano Ramos
10 – Dr.Fausto (Ler) – Thomas Mann

19/03/2010

Com toda essa conversa sobre ler e reler livros, sobre quais livros estou lendo atualmente e especialmente sobre a minha lista de livros por ler, fiquei com vontade de fazer a minha lista e também de saber a lista dos outros.

Lanço o convite: comentemos esse post com a lista dos 5 ou 10 livros que temos a intenção de ler. Claro que isso não vai vincular ninguém, é só para compartilharmos as nossas aspirações literárias.

Eu começo a seguir.

4 Respostas para “Livros para Ler/Reler – Atualizando

  1. Minha lista:
    1 – Confissões – Santo Agostinho (lendo, atualmente)
    2 – Meridiano de Sangue – Cormac McCarthy
    3 – Autoridade – Richard Sennett
    4 – O Silêncio de Maria – Inácio Larrañaga
    5 – Santuário – William Faulkner
    6 – Dom Quixote – Miguel de Cervantes
    7 – Persuasion – Jane Austen
    8 – A Storm of Swords – George R. R. Martin
    9 – A Feast for Crows – George R. R. Martin
    10 – Mansfield Park – Jane Austen
    11 – The House of Thunder – Dean R. Koontz
    12 – Absalom, Absalom! – William Faulkner
    13 – The Unvanquished – William Faulkner
    14 – If I Forget Thee, Jerusalem [The Wild Palms] – William Faulkner
    15 – The Hamlet William Faulkner
    16 – Go Down, Moses – William Faulkner
    17 – Intruder in the Dust – William Faulkner
    18 – Requiem for a Nun – William Faulkner
    19 – A Fable – William Faulkner
    20 – Contraponto – Aldous Huxley

    Algumas considerações:

    Já estou na terça parte das Confissões. Já “belisquei” Meridiano de Sangue, um dos livros que eu mais anseio por ler. A lista não é rígida, mas ao mesmo tempo é. Não pretendo inserir nada de literatura aí. Ocasionalmente lerei algo da área de filosofia/política ou algum livro de formação religiosa, inseridos em qualquer ponto da lista. Por que tantos livros em inglês? Por dois motivos: primeiro, porque eu tenho esses livros, e preciso lê-los :D. Segundo, porque pretendo fazer o exame de Cambridge (CAE) ao final do ano, e quero usar a literatura para me preparar. Por que tantos Faulkner? Encontrei essas pérolas em dois volumes de altíssima qualidade em um sebo excelente em Brasília (Sebinho) e não perdi a oportunidade. Vou ler Faulkner até enjoar (apesar de eu duvidar muito disso)… Muito provavelmente não terminarei essa lista esse ano, já que são quase oito mil páginas, 5.700 delas em inglês. Teria que ler 43 páginas por dia até o dia 31/12 para conseguir. A questão é que não só leio. Tenho esposa, filho e, claro, Beatriz chegando em outubro, que muito certamente vai afetar bastante a minha rotina.

  2. Pouca coisa muda na minha lista. Pretendo seguí-la, mas adicionarei alguns e mudarei a ordem (sim pretendo ler nesta ordem):

    Livros que quero ler:

    – O Silmarillion – J. R. R. Tolkien (lendo atualmente)
    – O Pistoleiro – Stephen King
    – Harry Potter A coleção completa – J. K. Rowling;
    – Os filhos de Hurín – J. R. R. Tolkien;
    – Roverandom – J. R.R. Tolkien
    – A Rainha Margot – Alexandre Dumas;
    – Contos Inacabados – J.R.R. Tolkien
    – As Aventuras de Tom Bombadil – J.R.R. Tolkien
    – Dom Casmurro – Machado de Assis;
    – Memorial de Aires – Machado e Assis;
    – Romeu e Julieta – Shakespeare;
    – Rainbow 6 – Tom Clancy

    Livros que quero Reler:

    – O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien;
    – As aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain;
    – Os Miseráveis – Victor Hugo;
    – Esaú e Jacó – Machado de Assis;
    – O gênio do crime – João Carlos Marinho
    – O Escaravelho do Diabo – Lucia Machado de Almeida;
    – O veleiro de Cristal – José Mauro de Vasconcelos

    Talvez eu mude a ordem pelo fato de que ainda não tenho todos eles. Mas levando em conta que o primeiro da lista que eu não tenho é Os Filhos de Húrin, e que Harry Potter são 7 livros, tenho 9 livros em mãos. 🙂

  3. Algumas considerações:

    Estou ainda na lista antiga. Estou terminado Os Miseráveis (das 1280 pág., estou na 900), que pela seqüência dos 10 livros, esse é o antepenúltimo. Assim que terminá-lo darei início a Memória do Cárcere, e em seguida ao Dr. Fausto (ansioso). Preciso ainda salientar que li Caso contado à sombra do Mercado, e Os Sofrimentos do Jovem Werther. Agora sim, vamos à lista (dessa vez ela é mais equilibrada: 5 estrangeiros, e 5 brasileiros):

    Lista de livros –

    1 – Contraponto – Reler/2º
    2 – Meridiano de Sangue – Ler
    3 – Luz em Agosto – Reler/1º
    4 – Orlando – Ler
    5 – Hamlet, Rei Lear e Macbeth – Ler
    6 – O primo Basílio – Ler
    7 – Triste fim de Policarpo Quaresma – Ler
    8 – O Cortiço – Reler/1º
    9 – Quincas Borba – Ler
    10 – A hora da estrela – Reler/1º

  4. Pingback: Livros para Ler/Reler – 2012 « Catálise Crítica

Deixe um comentário

