Amo (trecho) – Vladímir Maiakóvski

O QUE ACONTECEU COMIGO

As esquadras acodem ao porto.
O trem corre para as estações.
Eu, mais que depressa ainda,
vou a ti,
atraído, arrebatado,
pois que te amo.
Assim como se apeia
o avarento cavaleiro de Púchkin,
alegre por encafuar-se em seu sótão,
assim eu
regresso a ti, amada,
com o coração encantado de mim.
Ficais contentes de retornar à casa.
Ali vos livrais da sujeira,
raspando-vos, lavando-vos,
fazendo a barba.
Assim retorno eu a ti.
Por acaso,
indo a ti não volto à minha casa?
Gente terrena ao seio da terra volta.
Sempre volvemos à nossa meta final.
Assim eu,
em tua direção sempre me inclino
apenas nos separamos
mal acabamos de nos ver.

Vladímir Maiakóvski

(Ver o poema completo em http://www.lumiarte.com/luardeoutono/mkamo.html)

Uma resposta para “Amo (trecho) – Vladímir Maiakóvski

  1. Ontem mesmo, revi um filme espanhol que amo, chamado OS PRAZERES OCULTOS (1977, do Eloy de la Iglesia), em que um bancário homossexual contorna a sua fascinação crescente por um garoto pobre adotando a ele e a sua namorada juvenil como filhos espúrios, marcas perenes de um desejo que ele jamais concretizaria da forma desejada… Em dados momentos, tanto ele quanto o guri são espancados por vizinhos homofóbicos que trabalham justamente exercendo a prostituição pederástica. Num momento de convalescença, um ex-namorado do bancário (rico, fútil e exibicionista) presenteia-o com um pôster de Maiakóvski, repito: um pôster do rosto do poeta russo!

    Ao reler esta tua postagem citacional, tudo o que está implícito nesta cena poluiu minha mente, de forma tão atraída e arrebatada quanto o protagonista do texto em destaque, mas num caminho tão inverso quanto deletério…

    Agradeço a oportunidade, portanto: obrigado por saber garimpar tão bem…

    WPC>

Deixe um comentário

