Meu Pai é um Homem-Pássaro – David Almond

Por José Leonardo Ribeiro Nascimento

Como relatei no post sobre A Árvore dos Desejos, ler para meu filho tem sido uma excelente experiência. Ele tem seis anos e já lê bastante as histórias da Turma da Mônica. Para começar a introduzi-lo aos livros, tenho procurado obras que carreguem algum valor além do mero entretenimento. Começar com Faulkner foi algo espetacular, carregado de sentido para mim, pai, apesar de que a obra em si é excelente. Este “Meu Pai é um Homem-Pássaro” revelou-se uma escolha acertada. Conta a história de um homem, Jackie, que acredita ser capaz de voar como um pássaro e começa a mergulhar cada vez mais nessa fantasia. Sua filha, Lizzie, não só suporta essa loucura do pai, como começa a entrar no jogo, numa tocante lição de amor incondicional.

Apesar do tema não muito usual – a loucura decorrente de um fato trágico – a forma como a história é contada mostra que o destinatário do livro é o público infantil, assim como o são as ilustrações, belissimas.

São cerca de cento e vinte páginas distribuídas em vinte pequenos capítulos, passando a nítida impressão de que essa divisão foi feita para que os pais pudessem ler para os seus filhos.

Reafirmo: ler para um filho é uma das minhas maiores realizações como pai. Com tudo que isso possa significar.

Uma resposta para “Meu Pai é um Homem-Pássaro – David Almond

Deixe um comentário

