Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato

Por José Leonardo Ribeiro Nascimento

Apresentar ao meu filho o mundo criado por Monteiro Lobato atinge vários objetivos variados: é uma história infantil consagrada, que tem divertido gerações de crianças; é um autor genuínamente brasileiro, que traz uma excelente dose de influências literárias; EU passo a conhecer esse mundo, com o qual praticamente não tinha tido contato.

Meu filho tem se divertido bastante com as histórias de Narizinho, e não só ele: uma noite eu leio, na outra é a vez da minha esposa. Esse compromisso nos aproxima e é uma forma de compartilharmos momentos importantes juntos.

Olha as pequenas lições que Emília, assim que aprende a falar, traz:

“Pedrinho não tem história – respondeu Dona Benta, rindo-se. – É um menino de dez anos que nunca saiu da casa de minha filha Antonica e portanto nada fez ainda e nada conhece do mundo. Como há de ter história?

– Essa é boa! – replicou a boneca. – Aquele livro de capa vermelha da sua estante também nunca saiu de casa e no entanto tem mais de dez histórias dentro.”

5 Respostas para “Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato

Deixe um comentário

