O Pistoleiro – A Torre Negra Vol. 1, Stephen King

Por José Eduardo Ribeiro Nascimento

Terminei recentemente de ler a primeira parte da grande obra de King, A Torre Negra. O autor se influenciou, como ele mesmo afirmou, na Terra Média, no poema do escritor Robert Browning, Childe Roland to the Dark Tower Came, e outros elementos importantes, como o ambiente tipicamente western (embora seja um velho-oeste apocalÍptico), e demônios, drogas poderosas etc.

O universo é o que mais chama a atenção, ainda mais quando se joga RPG. Como muitos já sabem, o que mais me fascina em O Senhor dos Anéis é a Terra Média, a grandiosidade do cenário, os detalhes, a história, as florestas, os perigos. Aqui há, também, uma grandiosidade absurda. Não em detalhes, mas na concepção, na idéia geral do universo.

O livro relata a perseguição do pistoleiro ao homem de preto. Começa quando ele está vagando no deserto atrás de seu alvo, e acaba quando ele o encontra e consegue respostas. O mundo de Roland, como ele mesmo disse, “seguiu em frente”, é um mundo destruído, cheio de poeira e mutações, drogas e crimes, cultos religiosos extremistas, magia negra. Seu mundo outrora era protegido pelos pistoleiros, que eram uma espécie de homens da lei, fazendo o papel de polícia e juíz. Hoje ele é o último. O objetivo de Roland é encontrar a Torre Negra, sendo está a chave de controle de todo tempo e espaço, desta e de todas as dimensões.

O livro não é apenas divertido, ou interessante. É realmente grandioso e ambicioso. Fico até pensando se não há por aí um RPG oficial do livro, por que há muitas possibilidades. Assim como a Galáxia, a Terra Média, ou até mesmo Hogwarts, não se encerra nesta aventura principal, o universo da Torre Negra se mostra com possibilidades infinitas, o que dá certa insegurança e curiosidade para saber onde Roland irá parar no próximo livro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s