Vida Maria, de Márcio Ramos

Por José Leonardo Ribeiro Nascimento

20_2630-vida-maria.JPG
Acabei de assistir a oito minutos bastante tristes, mas satisfatórios na mesma proporção. Vida Maria, de Márcio Ramos, é um curta que deveria ser visto por todos os brasileiros. Duvido que haja um "sertanejo" que assista e que não "trema na base". Utilizando-se de poucas palavras, todas elas facilmente encontradas no vocabulário de quem nasceu sob o sol do nordeste – "bença, pai", "bença, mãe" – nos é mostrada a história de Maria José, cuja mãe implicava com a vontade que ela tinha de aprender a escrever. Não dá pra contar mais nada, só que é preciso ser valente para não se perder no sol causticante, na poeira do dia-a-dia.

Anúncios

2 Respostas para “Vida Maria, de Márcio Ramos

  1. Vamos ao contexto que me fez suplicar a ti para ver este filme: eu e Reinaldo gastamos cerca de 1 hora almoçando e conversando hoje… E analisamos, sem deixas para modéstia ou narcisismo, o que nos caracterizaria, a mim e a ele, como “inteligentes”: é questão de arcabouço? de genética? de mitomania alheia? Além de não chegarmos a nenhuma conclusão subjetiva ou adjetiva, entramos em contato com a triste realidade educacional da cidade pequena em que nos encontrávamos: Santana do São Francisco. Uma escola suja, muito suja, pequena, educação claramente oportunista e rendida aos parâmetros da Indústria Cultural na parede… Aí eu NOS perguntei: de que adiantaria ler algo de William Faulkner para estes adolescentes? respondi: diverte, entretém, agrada… VIDA MARIA dá outra resposta, mostra a interrupção urgente da vida real. Garganta com nó imediato. lembrança triste, identificação. Obrigado por ter visto o filme…

    Precisamos conversar pessoalmente um dia!

    WPC>

  2. na realidade marisa vivia como todas mulheres d sertao , talves tenham um final triste pois nao sabia o wue era a vida”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s