Menino com Cachimbo – Pablo Picasso

3 Respostas para “Menino com Cachimbo – Pablo Picasso

  1. Gostei desse quadro.

    Lembro-me, certa feita, inventei de surrupiar um cigarro do meu recém chegado “padrinho”, Nininho. Se eu bem lembro, sempre considerei o ato de fumar como um momento de passagem para a fase adulta; e foi pensando nisso, que roubei um cigarro e, sem saber para onde me esconder, resolvi entrar no antigo galinheiro de minha casa e comecei a tragá-lo. A sensação foi patética (sensação patética?). Como não sabia tragar, a unica coisa que fiz foi encher as bochechas com fumaça e assoprar, e logo logo apaguei o danado.

    Essa imagem veio instantaneamente quando bati os olhos no quadro.

    Gostei dele…

  2. “Gostei dele…”

    “É um belo quadro, mas não está nem entre os vinte melhores de Picasso”, diz John Richardson, biógrafo do artista.

    Mas em 2004 alguém achou que “gostar dele” valia desembolsar 104 milhões de dólares, o que o tornou, na época (não sei se ainda é) o quadro mais caro da história.

    Claro que não é o mais valioso, porque há os “priceless”, e claro que não foi porque gostaram dele…

    Mas é um Picasso.

  3. Não conhecia este Picasso e, como tal, achei-o deveras distante dos “Picassos” que até então eu conhecia…
    De cara, pensei que fosse um Caravaggio atualizado (risos)
    Apesar de concordar com a posição familiar de vocês acerca da malevolência do cigarro – e nunca tive sequer vontade de tragar – mas acho um incremento tão sensual… O guri ficou potencialmente tesudo na imagem, dotado de uma sexualidade forçada, imposta, precoce, quase negativa… Picasso discursando acerca de seu famoso priapismo?

    Pelo sim, pelo não, não conhecia este quadro nem reconheci aqui o cubismo que o tornaria historicamente célebre, mas… Gostei. O modelo era Rimbaud? (risos) Parece…

    WPC>

Deixe um comentário

