MAUS – Do Silêncio ao Holocausto – José Reinaldo do Nascimento Filho

Por José Reinaldo do Nascimento Filho

RESUMO

Esse artigo é fruto da monografia MAUS: A Memória do Holocausto nas Histórias em Quadrinhos, produzida no âmbito das discussões realizadas no Grupo De Estudos Do Tempo Presente (GET), e tem como objetivo realizar uma discussão sobre a nova categoria literária cunhada após o término do silêncio dos sobreviventes do Holocausto: A Literatura de Testemunho. Sob a luz de reflexões dos historiadores Márcio Seligmann-Silva e Roney Cytrynowicz, e tendo como motor dialógico a história em quadrinhos MAUS (1986-1991), de Art Spiegelman, enfatizaremos os porquês do não dizer por parte das testemunhas, ao momento da quebra do silêncio; em seguida analisaremos a nova categoria literária propriamente dita, e os dilemas nascidos da confluência entre a tarefa individual da narrativa do trauma, da corrente negacionista, e, por fim, da não-possibilidade representativa do Holocausto.

Palavras-chave: História em Quadrinhos, Memória, Holocausto, Testemunho.

Leia o artigo na íntegra clicando nesse endereço eletrônico: http://getempo.org/revistaget.asp?id_edicao=12&id_materia=60

Anúncios

2 Respostas para “MAUS – Do Silêncio ao Holocausto – José Reinaldo do Nascimento Filho

  1. Já tinha descoberto esta versão virtual de tua monografia, visto que, antes de dormir, eu sempre ponho teu nome no Google, para ver que novidades atreladas a teu egrégio lastro nomenclatural familiar estão sendo publicadas (risos)

    Excetuando-se aquele comentário sobre A LISTA DE SCHINDLER, que acho precipitado, sabes bem que louvo a qualidade de teu texto e que concordo e assino embaixo de tua brilhante reflexão sobre um material que tu tens infinitamente mais tracejo do que eu. Definitivamente, ainda sou um leigo atroz em matérias de HQ qualitativas. Mas o arsenal bibliográfico que tu bem destilas aqui me enche de motivação.

    Parabéns!

    WPC>

  2. Pingback: Melhores Momentos – 2010 – Reinaldo | Catálise Crítica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s