Jogos de Tabuleiro Literários (ou literary board games)

The Game Designer's Tale 1

Por José Leonardo Ribeiro Nascimento

Ainda comprarei o jogo de tabuleiro de Game of Thrones, e pretendo comprar alguns outros. Ainda mais agora, que vi esse post na seção de livros do Guardian.co.uk. Basicamente fala sobre o encanto dos jogos de tabuleiro e como um professor de Inglês da Universidade de Utah começou a desenvolver o jogo The Road to Canterbury, baseado nos Contos de Canterbury. Parece mesmo ser muito legal.

Ao final do post, lança-se o desafio: que outras obras literárias resultariam em um bom jogo de tabuleiro? O autor do post adverte, de imediato, que o Inferno, de Dante (que já ganhou seu jogo de tabuleiro) é muito D&D para ele.

Apenas para citar alguns exemplos, acredito que Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro, Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, Os Ratos, de Dyonélio Machado, Meridiano de Sangue, de Cormac McCarthy, Enquanto Agonizo, de Faulkner (esse realmente daria um board game curiosíssimo!) e, apenas como última sugestão, O Processo, de Kafka.
E vocês, o que sugerem?

Anúncios

Uma resposta para “Jogos de Tabuleiro Literários (ou literary board games)

  1. Alguns livros que fariam ótimos Board Games: Harry Potter (já tem), Os Magos, No country for old men, a metamorfose, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos, toda a obra de Julio Verne etc.
    Um RPG interessante que está chegando no Brasil pela editora Retropunk é Fiasco. Baseados em filmes como Fargo, Um plano simples, etc. Uma idéia simples em que dá tudo errado e as consequâncias são as piores possíveis. Os jogos são feitos para durar uma hora, duas no máximo. Simples e interessantíssimo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s