A Volta ao Mundo em 80 dias – Júlio Verne

Por José Eduardo Ribeiro Nascimento

Esse foi o terceiro livro de Verne que eu li. Antes dele vieram Viagem ao centro da Terra e 20.000 léguas de viagens submarinas. Apesar de três livros serem pouco, posso afirmar: Júlio Verne é um dos meus escritores favoritos.

Em A Volta ao Mundo em 80 dias, Verne conta a história de Phíleas Fogg, um inglês típico. Calado, sem expressões e de pouca emoção, Fogg segue uma vida solitária, apesar de ter uma boa fortuna à sua disposição. Seus dias são monótonos e seguem uma rotina fixa, onde seu lazer resume-se ao Clube Reformador de Londres, do qual é sócio, onde se encontra com alguns companheiros para jogar uíste. Certo dia, falava-se de um recorte de jornal de uma empresa de turismo que afirmava que seria possível fazer a viagem de volta ao mundo em apenas 80 dias. Foi-lhe então proposto que fizesse a viagem. Phíleas Fogg, como bom inglês, aceitou a aposta dos amigos, e na mesma noite seguiu em sua empreitada em companhia de seu criado, o francês Fura-Vidas.

A viagem que inspirou inúmeros filmes, livros e programas de TV, é muito bem descrita e desenvolvida por Verne. Temos perseguições, luta contra a natureza, traições, lutas contra índios, corridas de barco, trem, cavalos e até de elefante. O estilo de narrar de Verne é muito divertido e prazeroso de se ler. Descreve o que tem que ser descrito e passa rápido pelo que não interessa. Dessa forma a ação corre solta em seus livros.

Fica a dica: Um livro rápido de se ler, com 250 páginas apenas, mas que é garantia de diversão.

P.S.: Curiosamente, em muitas capas deste livro encontram-se ilustrações com Balões, o que é um erro, já que Fogg não se utiliza de um balão em sua viagem. Apenas uma vez ele pensou em usar um balão, mas sequer tentou fazer isso.

Anúncios

5 Respostas para “A Volta ao Mundo em 80 dias – Júlio Verne

  1. Pingback: Top 10 – Livros – Eduardo « Catálise Crítica

  2. Pingback: O Raio Verde – Júlio Verne « Catálise Crítica

  3. verdade. na parte onde o filme coloca balão na verdade foi uma travessia tranquila de trem ,eu acho.

  4. Olá, estou trabalhando com a impressão de “Volta ao Mundo em 80 Dias” para uma projeto da faculdade e gostaria de saber se o site me permite usar trechos da crítica na capa do exemplar, com todos os créditos, é claro.
    agradeço desde já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s