O exército de cavalaria – Isaac Bábel

Por José Reinaldo do Nascimento Filho.

Comprei mais uma vez um livro da editora Cosacnaify e, claro, mais uma vez fui feliz na escolha. Dessa vez tenho em mãos o vigésimo volume da coleção Prosa do Mundo: O Exército de Cavalaria. Um texto autobiográfico que nos transmite – através de uma prosa ímpar (lembrando-me e muito, em alguns trechos, William Faulkner) -, as experiências do judeu/russo Isaac Bábel, em meio as brutais combates e momentos de convivências com o exército.  

O trecho que se segue – de um dos 36 contos que compõem essa obra – é… Expressionista.

“Confesso que realmente atirei a tal cidadã para fora do trem em movimento, num declive, mas ela, de tão ordinária, ficou um tempo ali sentada, sacudiu as saias e seguiu se caminho de sordidez. E, ao ver aquela mulher intacta e a indescritível Rússia que a rodeava, e os campos dos camponeses sem uma só espiga, e as moças ultrajadas, os muitos camaradas que vão para o front e os poucos que voltam, me deu vontade de pular do vagão para dar um fim na minha vida, ou na dela. Mas os cossacos ficaram com pena de mim e disseram:

– Passa fogo nela.

E, apanhando minha fiel arma na parede, varri aquela vergonha da face da terra trabalhadora e da República”.  (p. 127)

Ps: Deus tende piedade, mais de uma semana sem nenhum post no nosso blog! Esfriamos? Estamos mais ocupados? Prioridades?

Precisamos rever algumas coisinhas (acho).

Uma resposta para “O exército de cavalaria – Isaac Bábel

Deixe um comentário

