Resenha – Mestre Gil de Ham – J. R. R. Tolkien

mestre gil

Por José Eduardo Ribeiro Nascimento

Livro bastante curto, e de certa forma diferente dos maiores trabalhos de Tolkien, onde há bastante profundidade em detalhes. Em Mestre Gil de Ham temos uma história infantil completa, criada por Tolkien apenas para divertir seus filhos. Uma história simples e despretensiosa, que se passa na Europa, em uma época antiga, antes das grandes monarquias, antes até do grande rei Artur ter nascido.

 A história gira em torno de Aegidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo, ou simplesmente Mestre Gil de Ham, um simples e pacato agricultor que preza pela tranquilidade; tudo que mais gosta é de encher o bucho (Hobbits?). Ele vive com sua esposa e com seu cão, com o qual trava discussões interessantes conforme a história vai andando (sim, ele fala com o cão, e é bastante engraçado), em uma pequena, mas confortável fazenda em Ham. Mas toda essa tranquilidade é ameaçada quando um gigante entra em seus domínios, matando um de suas vacas e um punhado de ovelhas… A partir daí Mestre Gil acaba entrando, sem querer, numa vida de heroísmo que não tem mais volta, onde enfrentará Gigantes e Dragões…

Livro ideal para crianças de todas as idades, e para adultos que querem algo leve para descansar em meio a leituras mais pesadas. É bom frisar que não foi escrito para ser uma obra prima, seu objetivo é distrair e divertir, e nisso é muito bem sucedido.

Nota 3 em 5

Anúncios

Uma resposta para “Resenha – Mestre Gil de Ham – J. R. R. Tolkien

  1. Pingback: Contos Inacabados – J. R. R. Tolkien | Catálise Crítica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s