Top 10 – Leonardo

Por José Leonardo Ribeiro Nascimento

Eu havia estabelecido como meta pessoal para o ano de 2013 ler 40 livros. Uma meta modesta, pensava eu, já prevendo o tempo que eu investiria na preparação para a seleção do mestrado neste ano. No final das contas, li 41 livros, quase todos resenhados aqui no blog.

Este foi um ano novo para o Catálise Crítica e para mim enquanto leitor. Fechamos parcerias com as Editoras Intrínseca e Companhia das Letras, e, como consequência disso, li muitos livros que originalmente não entrariam na minha fila de leitura. Não comecei a ler tudo que é blockbuster apenas para atrair visitas para o blog. Entendo quem faz isso, mas meu tempo é escasso demais para ler algo cuja chance de eu detestar eu sei que é muito grande.

Os dez livros que li por conta das parcerias, podem assim ser classificados:

– Três são de não ficção (os excelentes O Diário de Helga, Comandante e Os números do jogo);

– Um é de Neil Gaiman, um dos meus escritores favoritos (O oceano no fim do caminho);

– Quatro são de autores brasileiros, uma tendência constante nas minhas listas (Em breve tudo será mistério e cinza, presente no meu Top 10, A Maçã Envenenada, A cidade, o inquisidor e os ordinários e a única leitura da qual realmente não gostei dentre os dez livros: Sal, de Letícia Wierzchowski);

– Dois são de autores estrangeiros (Bel Canto, um ótimo livro, e o único verdadeiro blockbuster que me arrisquei a ler, sem arrependimento: Garota Exemplar).

Findo esta observação sobre as parcerias, que, espero, continuem no ano que vem, apresento a seguir os dez livros dos quais mais gostei. Apesar de ter tentado, não consegui classificá-los em ordem de preferência, com exceção dos dois primeiros da lista.

Percebi, enquanto escolhia dez dentre os livros que li, que tive que dar uma forçada para encontrar o décimo livro, quando o usual seria eu ter dificuldade em restringir a lista a dez títulos. Isso me deixou a nítida impressão de que, no tocante à literatura, 2013 não foi um ano memorável como 2011, quando li Crônica da Casa Assassinada, Madame Bovary, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios e Os Desvalidos, apenas para citar alguns, ou 2010, quando li Luz em Agosto e Meridiano de Sangue!

Para mim, apesar de a lista contar com belíssimos livros, há apenas um do qual, imagino eu, me lembrarei daqui a cinquenta anos, quando estiver falando de literatura para meus netos. Ele ocupa o primeiro lugar desta lista, naturalmente.

Bem, vamos lá:

10 – Barba Ensopada de Sangue – Daniel Galera

9 – Três Contos – Gustave Flaubert

8 – Peixe Dourado – J. M. G. Le Clézio

7 – Em breve tudo será mistério e cinza – Alberto A. Reis

6 – As aventuras de Pinóquio – História de um boneco – Carlo Collodi

5 – Cabeça a Prêmio – Marçal Aquino

4 – A Hora da Estrela – Clarice Lispector

3 – 2666 – Roberto Bolaño

2 – 1Q84 volumes 1 e 2 – Haruki Murakami

1 – O Som e a Fúria – William Faulkner

o-som-e-a-furia

Foi o antepenúltimo livro que li em 2013, tanto que ainda não resenhei (a resenha virá apenas em 2014). Mas é aquele livro que, antecipando o que escreverei, lembrou-me que Faulkner é um gênio, um verdadeiro gênio. Um livro desafiador, difícil, instigante, mas que recompensa prodigamente o leitor que vai até o final. Terei muito prazer em falar dele para meus netos, se daqui a cinquenta anos ainda estiver vivo.

E que venha 2014.

Por falar nisso, qual vai ser seu primeiro livro no ano que vem?

Eu terminarei a Nova Antologia do Conto Russo, parcialmente resenhada aqui e aqui.

6 Respostas para “Top 10 – Leonardo

  1. Oi Leonardo… Muito bom ver sua lista, e confesso que so me decantei por Som e Furia do Faukner, estara na lista para 2014. Durante 2013 li bastante, infelizmente não anotei todos, mas creio q passaram de 50, li todos da Jane Austen, alguns de Elizabeth Gaskel como Norte e Sul e Cranford. Inicio 2014 com Middlemarch de George Eliot, mas ha um sem fim de interesses no kobo, ibooks e etc. Diferente de vc, leio muito os blocks, e claro por serem de facil leitura, o numero cresce rapido na lista. A proposito, achei q veria na lista O morro do ventos uivantes kkkk… So para descontrair. Bom ano e 2014 leituras fantasticas a vc.

    • Oi, Valdirene. O morro dos ventos uivantes foi lido no ano passado por meu irmão, que escreveu a resenha (não muito positiva) aqui no blog. Não está na minha lista pra 2014, nem pra 2015. Quem sabe em 2016… 🙂
      Tenho um Kindle, mas não uso de jeito nenhum. Minha paixão são os livros físicos.
      Quanto a O som e a fúria, quero saber sua opinião quando terminar. Deixe-a no post que escreverei sobre ele.
      Obrigado pelo comentário e volte sempre ao blog, Valdirene.
      Feliz ano novo!

  2. Títulos incomuns em tua lista, de fato – e outros aguardados…

    Estou lendo CRIME E CASTIGO, finalmente. Estou na metade. Consumi 300 páginas no domingo e voltarei a ele na quinta-feira…

    Ainda não organizei a minha retrospectiva literária de 2013, mas a de cinema já está no Facebook. Te citei no capítulo sobre O CONSELHEIRO DO CRIME (hehehehe) – WPC>

    • Reinaldo Filho está relendo Crime e Castigo. Da minha lista, recomendo muito O som e a fúria. Acho que você vai gostar.
      O conselheiro do crime foi um dos melhores filmes que vi este ano, ao lado de Um toque de pecado.

  3. Eu também li coisas de melhor qualidade nos anos anteriores. Não que os livros que li em 2013 sejam ruins, mas os de 2012 e 2011 ainda permanecem na memória.

    Fiquei feliz ao ver a Clarice na sua lista! Ela é uma grande escritora, merece um reconhecimento digno.

    Faulkner é sempre uma boa pedida né?! Li “O Som e a Fúria” na faculdade e me encantei.

    • Este ano é propósito meu ler mais uns dois livros de Clarice pelo menos. O ano nem começou, mas a lista de espera já está gigantesca!

Deixe um comentário

