Desafio Literário – 31 dias, 31 livros #2

Por Eduardo

DL - dia 8 - O cair da noite

Dia 8: O Cair da Noite – Isaac Asimov

Pequeno texto de Isaac Asimov. Em algum mundo ficcional, a humanidade é iluminada por três sóis, de forma que nunca há noite no mundo. Mas, um grupo de cientistas descobre que a escuridão enfim chegará. O terror e a incredulidade em torno dessa teoria é o mote do pequeno livro. Divertido, mas, talvez pelo tamanho, não chega aos pés de outros livros de Asimov, como Os próprios deuses.

2 estrelas em 5

DL - dia 9 - O Homem Invisível

Dia 9: O Homem Invisível – H. G. Wells

Clássico da literatura de ficção científica, já apareceu no blog, em O Homem Invisível um cientista descobre a fórmula da invisibilidade, mas logo descobre que esse poder não é tão vantajoso assim. A invisibilidade não afeta roupas, por exemplo, e não é reversível.

3 estrelas em 5

DL - dia 10 - A morte de Ivan

Dia 10: A Morte de Ivan Ilitch – Liev Tolstói

Já resenhado aqui por Reinaldo, esse livro apresenta um pouco da história de Ivan Ilitch, o início da carreira, casamento por interesse, a sua vida social, seus valores, e por fim, a doença, e como ela o afetou em seus últimos meses, como mudou sua visão sobre algumas coisas. A morte é um mistério para todos, um medo, no livro é tratado sem especial significado, é algo comum à natureza, mas o impacto que ela tem sobre nós é forte, marcante. Livro indispensável.

3 estrelas em 5

DL - dia 11 - Os ratos

Dia 11: Os Ratos – Dyonélio Machado

Em Os Ratos, já resenhado aqui, é narrada a história de Naziazeno e sua saga em 24 horas para conseguir dinheiro para liquidar uma dívida de 53 mil réis com o leiteiro. Recorre a tudo e a todos: ao chefe, a amigos, a agiotas, ao jogo… é um personagem simplório, um coitado, retrato de muitos que conhecemos, e até de nós mesmos, em alguns momentos. É um grande livro, que deve ser lido para refletir, ou apenas para distrair. A prosa de Dyonélio é bem construída, boa de se ler.

4 estrelas em 5

DL - dia 12 - Ninguém escreve ao coronel

Dia 12: Ninguém escreve ao coronel – Gabriel Garcia Marquez

Primeiro contato com Marquez, esse pequeno livro, apesar de não ser espetacular, diverte e nos mostra um pouco do que era a vida e o cotidiano e a pobreza da Colômbia, sua terra natal. O Coronel espera já há 56 anos a correspondência sobre sua aposentadoria. Enquanto isso empurra a vida ao lado de sua esposa doente, e um galo de briga, legado de seu filho morto em uma rinha. Texto curto, mas expressivo, e até cômico. Vale à pena ser lido.

4 estrelas em 5

DL - dia 13 - O falcão Maltês

Dia 13: O Falcão Maltês – Dashiell Hammett

Um dos melhores livros do gênero policial que já li. Léo já resenhou aqui. O já consagrado estereótipo do detetive durão que não se curva a ninguém, sempre com frases de efeito, se repete aqui. A diferença é que Hammett tem um estilo próprio de contar a história que lhe convence que Sam Spade não é apenas mais um entre tantos. Não falarei nada sobre o enredo, por que a graça é entrar nele sem nenhuma referência. Para quem gosta do gênero, é um livro obrigatório.

4 estrelas em 5

DL - dia 14 - O alienista

Dia 14: O Alienista – Machado de Assis

O alienista foi o primeiro livro que atribuí nota 5 nesse desafio. O texto é genial! Dramático e cômico, a loucura é tratada no livro de forma original. O médico Simão Bacamarte decide se especializar nos tratos das doenças mentais, cria então uma casa de internação, que acabou ficando conhecida como a Casa Verde, e lá passou a internar os loucos da própria cidade e das cidades vizinhas. Conforme seus estudos avançaram ele passou a enquadrar qualquer tipo de atitude humana que achava inexplicável. Mais da metade da cidade já estava internada. Alguns cidadãos decidem se juntar e começar uma revolução… e o desfecho do livro não poderia ser mais sensacional. Sobre o estilo, nada tenho a dizer, , exceto que é Machado de Assis. Auto explicativo. Super recomendado.

5 estrelas em 5

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s